segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A água e a sua importância na alimentação

A água e a sua importância na alimentação

A água é o líquido fundamental para a vida. O corpo humano é constituído por cerca de 60 a 70% de água, o que faz dela um nutriente indispensável à saúde de qualquer indivíduo. Desta forma, o funcionamento do organismo depende bastante da água: não só distribui os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, como também ajuda a regular a temperatura do mesmo, a eliminar as toxinas através da urina e da transpiração e por último, mas não menos importante, ajuda a estimular o trânsito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo, o organismo  fica mais frágil e debilitado.
Beber muita água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor no geral, potenciando a homeostasia. Apesar de a quantidade depender do estado do tempo, da intensidade da atividade que se realiza, do tipo de trabalho, os especialistas aconselham a ingestão de dois litros de água por dia, no mínimo.
A dose diária recomendada de água deve ser ingerida em quantidades e intervalos regulares. A sede, que é causada pela baixa quantidade de água dentro das células, diminui a eliminação deste líquido precioso e vital pelos rins e pela saliva e é um sinal do organismo que  indica que o indivíduo deve beber água.
A água exerce assim, um papel importante para a saúde, porque garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio. Se a água for perdida, a pele sofrerá desidratação, tornando-se favorável ao envelhecimento.
Para as crianças, a água exerce um papel fundamental no crescimento e no funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. Por isso, mantenha-se fresco(a) e não se esqueça do que realmente é indispensável e faz bem.

Tomás RP de Paiva , nº18, 9A
Ciências Naturais

Sem comentários:

Enviar um comentário